casa da musica A Casa da Música da Uni-CV está a ser criado para elaborar e realizar formações na área de Música na Universidade de Cabo Verde. Voltado para a busca de soluções próprias para a situação particular da educação musical em Cabo Verde, a Casa da Musica pretende criar estratégias para viabilizar a formação musical em Cabo Verde.

 

Objectivos:

  • Estudar a música e a situação da educação musical em Cabo Verde
  • Criar soluções para a formação musical técnica e superior
  • Contribuir para a consolidação de um programa de educação musical de base
  • Contribuir para fomentar o mercado cultural/musical.

 

 

Assim, para lançar as bases para uma formação musical de qualidade em Cabo Verde, escolhemos trabalhar de forma simultânea e integrada, estas quatro vertentes:

1.Sensibilização e consciencialização da população para a importância do estudo da música e para a valorização do profissional músico através da realização de várias actividades culturais e formativas, na sua maioria, gratuitas.

2.Educação musical de base ou musicalização trabalhando com escolas de Ensino Básico com a sensibilização dos professores e a busca de novas formas de trabalhar a musicalidade, a sensibilidade estética e a criatividade das crianças na sala de aula, considerando a falta de recursos e de pessoal especializado.

3.Formação Técnica de profissionais músicos performers com a abertura de um curso técnico de dois anos de duração – Curso de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) de Performance Musical. Este curso terá um enfoque prático e será direccionado para as necessidades e exigências do mercado musical moderno.

4.Formação Superior de profissionais músicos pesquisadores, professores e performers através do curso superior previsto para 2013 .